Channel: Mikix no Mundo » Raphael Leis
Browse latest Browse all 3

Histórias do Chile – Valparaiso e Viña del Mar

$

Seguimos de Santiago para Valparaiso e Viña del Mar que são duas cidades litorâneas a cerca de 90km. Existe a opção de se fazer passeios de um dia saindo e voltando para Santiago pelas agências locais Turistik ou Turistour. Nós optamos por passar uma noite em Viña del Mar e acabamos fazendo os passeios com guia particular aproveitando o transfer. (Nossa viagem aconteceu de 09 a 10 de outubro/2013).

Vina e Valparaiso

Eu (Raphael) em Vina e Valparaiso

No caminho visitamos mais uma vinícola chamada Emiliana e que fica no Vale Casablanca. Esta é uma vinícola que tenta se destacar pela produção orgânica das uvas e um tratamento especial do solo e das plantas que eles chamam de biodinâmico.

Muito interessante o passeio pelas terras onde se pode encontrar galinhas, alpacas, diversos tipos de outras plantas espalhadas ao redor do vinhedo, cada um com uma função específica. As galinhas, por exemplo, comem uma larva que ataca as vinhas menores. Algumas espécies de plantas florescem junto com o nascimento das uvas evitando danos às frutas já que atraem pássaros e insetos. Eles também consideram fases da lua e outras forças do cosmo para fazer a colheita…mas estes últimos para mim já é um pouco demais…

Vinicola Emiliana

Chegamos a Valparaiso e fomos a outra casa do Pablo Neruda (ele teve três casas e hoje todas elas são museus). Ela fica no topo de um dos morros da cidade. Aliás a cidade é feita praticamente só de morros com uma estreita faixa plana perto do mar. Existem diversos elevadores antigos espalhados pela cidade para ajudar as pessoas a chegarem em suas casa na beira dos morros, mas muitos deles já estão desativados.

Passamos por um mirante que se tem a vista completa do alto da baía onde também pudemos ver Viña del Mar (primeira foto). Logo abaixo, já no porto, vimos o monumento de 21 de Maio para um herói da guerra entre Peru e Chile. Dia 21 de Maio também é o dia em que se é feita a passagem de faixa do presidente eleito do Chile. Terminamos no museu Fonk onde está umas das estátuas de pedra da ilha de Páscoa em formato de cabeças que eram como representações dos deuses para os habitantes Rapanui da ilha.

Museu Fonk, Viña del Mar

Já em Viña del Mar passamos pelo relógio na entrada da cidade feito de flores e a parada para fotos é essencial. Caminhamos pela praia e durante a noite pela rua principal. Existem vários restaurantes na Avenida San Martin (principal e mais movimentada) além de bares e algumas casas noturnas. O pôr-do-sol foi bem bonito e a praia é bem agradável apesar da água estar gelada…não há muito mais o que fazer na cidade.

DICA: Uma coisa que não é nada divulgado por qualquer hotel, site ou agência são os ônibus que saem da rodoviária de Santiago a cada 30 minutos e que levam até Viña del Mar por cerca de US$5,00. São muito confortáveis e as rodoviárias tranquilas. Se consideramos que o passeio em grupo sai por uns US$70,00/pessoa e o individual o dobro disso, quem quiser economizar um pouco, o ônibus é uma excelente alternativa e se pode conseguir passeios locais facilmente. Nós usamos este ônibus para voltar para Santiago parando na estação Pajaritos e seguimos para o aeroporto em um ônibus por mais US$5,00 por pessoa. Os ônibus não demoram mais que 15 minutos.

No final das contas, são duas cidades calmas nesta época do ano, com alguma história, cultura e uma paisagem bonita da baía. Nada impressionante, mas com as informações do tour acaba valendo a pena.

Partimos agora para Buenos Aires, e nós vemos por lá!

Saludos,
Cá y Rapha.

The post Histórias do Chile – Valparaiso e Viña del Mar appeared first on Mikix no Mundo.